FENABRAVE apoia medidas do Programa Rota 2030

Abaixo texto enviado pelo presidente da Fenabrave Nacional, Sr. Alarico Assumpção Junior, em apoio ao Programa Rota 2030.

“Prezados amigos:

Na noite de ontem, 5 de julho, o Presidente da República, Michel Temer assinou a Medida Provisória que cria o Programa Rota 2030, que substitui o Inovar-Auto, encerrado em dezembro de 2017. O novo Programa visa o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, por meio de um conjunto de regras e diretrizes, incentivos e exigências para o setor automotivo, e terá duração de 15 anos, com ciclos de cinco anos.

É certo de que o setor automotivo nacional precisava de um norte para seus investimentos e estratégias para médio e longo prazos e, dessa forma, com a aprovação do Rota 2030, todo o setor automotivo ganha previsibilidade para garantir evolução tecnológica, rentabilidade financeira, sustentabilidade do negócio e, acima de tudo, garantir os empregos gerados em toda a cadeia produtiva.

Além disso, as medidas do programa elevam em mais um nível a qualidade dos produtos, uma vez que serão oferecidos, aos nossos clientes, veículos mais eficientes, seguros e sustentáveis, na medida em que, o investimento em tecnologia permitirá o desenvolvimento de motores que emitem menos gases tóxicos, com benefícios ambientais e para a qualidade de vida de todos nós. Um exemplo desses novos caminhos tomado pelo Programa Rota 2030, é a redução da alíquota de IPI para carros elétricos e híbridos, que deve ampliar essa oferta em nosso mercado.

A FENABRAVE esteve ao lado de suas entidades congêneres durante toda a negociação com o Governo Federal, buscando o entendimento a respeito das necessidades e interesses do Setor da Distribuição, diante de um programa de extrema relevância para o desenvolvimento dos nossos negócios.

O Programa Rota 2030 tem todo o apoio da FENABRAVE, pois mantém o setor automotivo nacional forte e de destaque no mercado mundial. Contudo, destaco a necessidade de todo o nosso Setor da Distribuição de Veículos estar preparado para as transformações que estão por vir para garantir a continuidade das nossas empresas.

Que este programa Rota 2030 traga muitos benefícios para todo o Setor Automotivo Brasileiro, e que tenhamos muito a comemorar com os seus resultados em nossos negócios nos próximos anos.

Grande abraço,

Alarico Assumpção Júnior

Presidente”