Sincodiv-SC aprova nova forma de custeio do sindicato | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Sincodiv-SC aprova nova forma de custeio do sindicato

Itajaí (SC), 21.02.2018 – Sindicatos de todo o Brasil vivem uma nova realidade com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical prevista na reforma trabalhista. Com isso, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de Santa Catarina (Sincodiv-SC) aprovou, nesta terça-feira, dia 20, em Assembleia, realizada na Concessionária Dicave, em Itajaí-SC, uma nova forma de custeio do sindicato.

A nova metodologia aprovada consiste no pagamento de valor inferior aos que as concessionárias vinham pagando a título de Contribuição Sindical e será parcelado em três vezes. André Andreazza, diretor executivo do Sincodiv-SC e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC) explica: “O valor menor, bem como seu parcelamento, visam atender aos anseios das concessionárias representadas de diminuírem seus investimentos em custeio, porém mantendo os serviços prestados pelo sindicato aos 614 estabelecimentos no estado”.

Para o assessor jurídico da Fenabrave-SC e Sincodiv-SC, Dr Luiz Tarcísio, anteriormente o valor pago pelas empresas possuía característica tributária. “As empresas eram obrigadas a pagar e com a nova legislação não. Prevalecerá o associativismo pois a contribuição não será imposta ao empresário. Vale ressaltar que a obrigação foi extinta, mas a contribuição não”. Para Alarico Assumpção Jr (Presidente da Fenabrave Nacional e da Fenacodiv), que também esteve presente no evento, Santa Catarina possui um dos Sindicatos dos Concessionários e Distribuidores de Veículos mais atuantes no Brasil. “O Sincodiv-SC é um exemplo para todo o país, pois oferece trabalho sério e de grande importância para o estado. Merece nosso reconhecimento”.

Após a Assembleia, os titulares e representantes das concessionárias puderam prestigiar palestra sobre as “Tendências do Mercado Automotivo – 2018”, com Valdner Papa (Diretor de Assuntos Institucionais e responsável pela área educacional da Fenabrave), que falou sobre a mudança profunda que o mercado das concessionárias automotivas irá atravessar. “As lojas venderão quilometragem e serão especializadas em soluções de mobilidade. O consultor de venda passará a ser chamado de consultor de mobilidade. Os concessionários precisam ter foco, atenção e ação para este novo momento”, salientou Valdner.

O evento foi encerrado com o “Momento Político”, com Luiz Antônio Fleury Filho (Ex-governador de São Paulo e Diretor de Relações Institucionais da Fenabrave Nacional). Fleury expôs alguns cenários possíveis frente as eleições presidenciais em 2018. Falou sobre o pessimismo generalizado da população, sobre a desmoralização das instituições bem como a crise de segurança que o Rio de Janeiro vive atualmente.

O evento foi promovido pela Fenabrave-SC e Sincodiv-SC.

IMG_0736

IMG_0672

IMG_0756

Abaixo você encontrará links para ter acesso as apresentações e palestra que foram feitas:

Pilares da Fenabrave Nacional para 2018 – Presidente Nacional Alarico Assumpção
Link para download: https://goo.gl/t1YRnh

Ações Fenabrave/Sincodiv-SC – Conquistas e economia para as concessionárias do estado. Link para download: https://goo.gl/PWtzkM

Tendências do mercado automotivo para 2018 – Valdner Papa
Link para download: https://goo.gl/nCzxv6

Discussion — No responses