Para aumentar o faturamento em sua empresa, não basta investir na aquisição de novos clientes. O crescimento está atrelado à retenção dos atuais e isto, por sua vez, precisa ser trabalhado na experiência destes consumidores com a sua marca. Neste contexto, há inúmeras ações a serem desenvolvidas. Contudo, é fundamental que a construção desta experiência seja completa, levando em consideração o seu público-alvo, seus interesses, comportamento, necessidades e, assim, estabelecendo vínculos emocionais para que ele não apenas se lembre de sua empresa em uma intenção de compra, mas que de fato a visualize como a melhor opção para o negócio.
Para o comércio, onde a experiência com a marca é também trabalhada no atendimento e presença do cliente no ponto de vendas, é preciso pensar em estratégias inovadoras, que propiciem um maior vínculo do consumidor com a sua marca. Neste contexto, envolver o seu cliente para que esta experiência aguce seus sentidos é uma excelente estratégia para desenvolver uma melhor percepção do cliente com a sua empresa.
O que é o Marketing Sensorial
Quando se trata de envolver os seus clientes gerando vínculos emocionais que fomentem a percepção de sua marca por eles, o Marketing Sensorial não pode ficar de fora da estratégia de sua marca. O conceito é bastante simples: proporcionar uma experiência de marca ao consumidor que englobe todos ou alguns dos 5 sentidos humanos. O tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição podem ser trabalhados em ações distintas ou relacionadas, usando de um ou mais sentidos conforme o seu negócio, produtos, serviços e mercado.
Na prática, isto pode ser aplicado de diversas formas: um cheiro específico de uma loja, a música que embala o ponto de venda, uma bala ou algum alimento para degustação do cliente, elementos visuais que compõem a construção de uma identidade única da marca, dentre outros. Isto não é uma mera coincidência, mas sim uma prática crescente e que gera excelentes resultados para o seu negócio.
Quais as vantagens em utilizar o Marketing Sensorial na construção da experiência de marca
Ao pensar nestes “detalhes”, é possível estabelecer um vínculo com o seu cliente que, ao se deparar com estes elementos mesmo longe da sua empresa, lembrará de sua marca devido à experiência vivenciada. Isso influencia diretamente nas decisões de compra de seus consumidores, já que lembrarão de sua empresa com maior frequência e, assim, quando uma nova necessidade surgir, a sua marca estará na lista de opções dele – o que aumenta consideravelmente a probabilidade de gerar novos negócios. Confira as vantagens do Marketing Sensorial e entenda por que ele contribuir para atrair novos clientes:
- Identificação da marca pelo cliente através da experiência sensorial mesmo quando longe do ponto de vendas: com isso o seu consumidor não hesitará em tecer comentários sobre esta lembrança a quem estiver com ele;
- Aguçar a curiosidade e, assim, atrair novos clientes que estejam no entorno de seu estabelecimento ou em algum local que o comercializa;
- Fortalecimento da relação cliente x marca através da experiência vivenciada, o que amplia a lembrança do consumidor para novas compras e até mesmo indicações;
- Influência na decisão de compras, já que a estratégia contribui para o vínculo emocional ao aguçar os sentidos;
- Crescimento das vendas em consequência das demais vantagens, já que elas estão diretamente ligadas ao favorecimento desta experiência junto ao consumidor. Isto, por sua vez, ajuda na fidelização do cliente que retorna para novas compras e ainda indica a sua marca para sua rede de contatos.
É possível que você já tenha vivenciado ou mesmo aplicado o Marketing Sensorial em sua empresa sem ter conhecimento do que se tratava. A tendência é que o crescimento das ações que envolvem esta estratégia seja também responsável pelo crescimento dos negócios que a utilizam. Por isso, caso você ainda não tenha considerado estes fatores para criar uma experiência mais completa de marca com o seu consumidor, é hora de analisá-los e identificar como desenvolver este trabalho atrelado aos seus produtos ou serviços.