Programa de Desenvolvimento Gerencial de Equipes Fenabrave-SC | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Programa de Desenvolvimento Gerencial de Equipes Fenabrave-SC

A Fundação Fritz Muller e a Fenabrave-SC firmaram convênio para realização do Programa de Desenvolvimento Gerencial de Equipes. A primeira turma iniciou em Blumenau.

1 (2)

Sobre o curso: O programa fornece autoconhecimento, bem como, ferramentas práticas que auxiliam os participantes na condução das suas equipes de atendimento, vendas e pós vendas. Para tal, são oferecidos conteúdos que ampliam a visão estratégica dos participantes a respeito da organização, por meio de vivências, atividades e ferramentas que oportunizam uma percepção apurada da gestão das pessoas.

Objetivos: Proporcionar aos participantes um espaço reflexivo, de escuta e de troca de experiências, baseados na realidade do grupo, que possibilite aos participantes desenvolver as competências necessárias para uma Liderança de Resultados, de modo a facilitar o alcance dos objetivos propostos pela organização, criando um sistema eficaz de técnicas e comportamentos que os capacite a:

  • Entender o seu papel e a sua responsabilidade no alcance das metas e objetivos organizacionais;
  • Gerenciar seu tempo e seu trabalho com eficácia e motivação, gerando comprometimento e produtividade e aumentando o senso de pertencimento à Organização;
  • Desenvolver habilidades de comunicação objetiva e eficaz entre as equipes de trabalho e os diversos setores da organização, reduzindo erros nos processos e aumentando a produtividade.

Público Alvo: Gerentes Comercias e de Pós Vendas e Lideranças das Concessionárias de Veículos da Região.

Metodologia: Exercícios em grupo, técnicas vivenciais que desenvolvam percepção, confiança, autoestima, capacidade de compreensão, técnicas psicodramáticas que ofereçam reflexão sobre as questões cotidianas do universo organizacional, dinâmicas e jogos interativos, testes e inventários psicológicos.

Conteúdo Programático: Ao fim do Programa, objetiva-se desenvolver nos participantes as competências comportamentais essenciais de liderança permitindo ao líder: oferecer e receber feedbacks assertivos; administrar assertivamente os conflitos que possam existir nas equipes; gerar orientação nas negociações internas e com clientes, compreender os melhores estilos de liderança e poder para cada situação; ampliar a sua auto percepção enquanto líder.

Carga Horária Total: 64 horas

Desenvolvimento Gerencial – 8h Oportunizar a ampliação de conceitos e vivências sobre o papel da gestão e competências essenciais no ambiente corporativo. Mercado atual, cenários atuais nas lideranças. Autoconhecimento – 16h Buscando o autoconhecimento para desvendar os desafios, tornar-se consciente de suas limitações, papel da liderança, aplicação da ferramenta MBTI com devolutiva em Grupo. O MBTI (Myers Briggs Type Indicator) é o instrumento mais usado no mundo corporativo para identificar os tipos psicológicos. É forte por ter se baseado na teoria dos tipos psicológicos de Carl G. Jung. Segundo Jung todos nós temos nossas preferências de como nos energizamos, percebemos e decidimos. A somatória dessas preferências determina o tipo, que explica muito de nossas ações, núcleo psicológico, valores, talentos e comportamentos.

Comunicação Assertiva – 4h Desenvolver a comunicação assertiva nas relações internas e externas, conhecendo os canais de comunicação baseados na PNL. Aprofundar o conhecimento sobre comunicação objetiva através dos conceitos do triângulo da comunicação na prática, compreendendo e aprimorando o uso dos diferentes canais: e-mails, telefones e presencial. Instrumentalizar os participantes com técnicas de influência a partir da compreensão da comunicação e seus elementos.

Feedback Assertivo – 4h Instrumentalizar os participantes com técnicas de feedback assertivo a partir da compreensão da comunicação e seus elementos práticos, assim como elementos da análise transacional. Este encontro visa desmistificar muitos preconceitos a respeito do feedback e sua utilização adequada. Fortalecimento do grupo gestor através da prática efetiva do feedback. Oferecer e receber feedback como responsabilidade da liderança e prática de gestão.

Foco no Cliente – 8h Conceituar a Competência Comportamental a ser desenvolvida e apresentar as evidências comportamentais no cotidiano do grupo. Conceito de Foco no Cliente e ampliação do comportamento do líder para atender as demandas dos clientes. Aplicação de ferramentas de gestão e otimização do tempo. Como desenvolver novos comportamentos produtivos com a equipe. Análise do Comportamento do Grupo quanto à evidência dessa competência a partir dos indicadores de satisfação do cliente e indicadores de retrabalho. Análise e identificação de pontos de ruptura nos processos organizacionais que impactam na satisfação do cliente.

Qualidade no Atendimento – 8h Relação entre Clientes x Satisfação Presteza/agilidade no atendimento, tratamento do atendente, tempo de espera para ser atendido, atenção e interesse dedicados ao assunto, tempo gasto no atendimento, domínio e clareza das informações fornecidas, finalização da operação com sucesso, satisfação geral com o atendimento. Localização/facilidade de acesso, facilidade de estacionamento do veículo, layout das instalações, conforto das instalações, asseio das instalações, comunicação visual. Analisando alguns conceitos: validade, disponibilidade, precisão, rapidez, respeito às normas, solução de problemas, confiabilidade. Como medir qualidade em serviço

Negociação – 16h Conhecer os temperamentos humanos e como estes funcionam. Entender os tipos e estágios da negociação e transformar em oportunidades. Entender como administrar negociações de forma eficaz, com uso da ferramenta TKI e a devolutiva da mesma, certificar que o estilo utilizado na administração de cada relação compra/venda, venha a contribuir para a melhoria da performance do grupo. Os participantes também terão acesso ao laudo TKI, que apresentará uma clara evidência das preferências no uso de cada um dos estilos a serem trabalhados: Competir, Conciliar, Colaborar, Conceder e Evitar. Entender e praticar os cinco estilos de negociação proposto pelo TKI (Thomas Kilmann Instrument)

Currículo dos Professores:

Moacir César de Borba Júnior

Psicólogo formado pela UNIVALI. Possui MBA em Recursos Humanos pelo INPG-FURB e atualmente cursando Pós graduação em Dinâmica de Grupo (SBDG). Atua como Facilitador e Palestrante sobre diversos temas: Liderança, Comunicação Organizacional, Comunicação Persuasiva e Oratória, Motivação e Trabalho em Equipe, Relacionamento Humano, Gestão Estratégica de Pessoas, Cooperativismo, Gestão da Cultura e Clima Organizacional, Administração de Conflitos, Inteligência Emocional, Recrutamento & Seleção, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho, TEAL (Treinamento Experiencial ao Ar Livre), para organizações e instituições de diversos segmentos: Têxtil, Metal-Mecânico, Metalurgia, Saúde, Financeiro, Serviços, Cooperativismo, Terceiro Setor, Varejo, Associações Comerciais e Industriais e Prefeituras Municipais. Atuou também como Professor do núcleo de Gestão Empresarial do SENAI de Blumenau, em cursos Técnicos e Projetos de Treinamentos Corporativos. Sua especialidade é a área de Treinamento & Desenvolvimento Organizacional com foco nas questões de Relacionamento e Feedback, Comunicação e Liderança, segundo o olhar da Análise Transacional e Psicodrama. Recentemente lançou em coautoria com outros profissionais da área de comunicação, o livro: Comunicação Persuasiva: Fazendo a Diferença, pela Editora Nova Letra.

Sandro F. Voltolini

Formado em Administração/Furb, Especialização em Engenharia da Qualidade/Furb e Gestão com ênfase em Negócios da FDC. Consultor de Negócios em Desenvolvimento e Implantação de Softwares. Consultoria em Gestão Empresarial, compreendendo: Planejamento Estratégico, Gestão de Produtos e Processos, Logística, Sistemas da Qualidade, PPCP e Custos. Experiência em coordenação de equipes multifuncionais para implantação de projetos. Sólido conhecimento e vivência em processos produtivos com amplitude na Gestão de Produtos e Processos. Atua como Consultor de Negócios em empresas no Brasil e Exterior, nas áreas de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), Qualidade, Produção e Engenharia de Produtos e Processos. Diversos trabalhos de consultoria no processo produtivo em empresas do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e também a nível internacional em empresas do Peru. Examinador da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, com visita a empresa candidata. Auditor da qualidade ISO 9001. Atualmente presta consultoria para a Brandili em Projeto de Implantação de processos, há cerca de 04 anos.

Mauricio Rocha

Formado em Administração/ Marketing, no Texas, EUA e em Psicologia Aplicada a Negócios, possui qualificação pela IDHAL / Fellipelli nos instrumentos MBTI, TKI, e certificação com processo de qualificação pela INTERSTRENGTH ASSOCIATES, Califórnia, EUA. Possui mais de 25 anos de experiência na formação de equipes nas áreas comercial e marketing, em empresas onde trabalhou: Giroflex, Grupo Artex, Brastex Corporation, Docol, Altero e Sacoplás. Para a Fundação Fritz Muller atua em grandes empresas como Electro Aço Altona, Karsten, Kyly, Millium, entre outras. Atuando com programas como Gestão de Equipes, Negociação Eficaz e Administração de Conflitos.

Para mais informações entre em contato 47 3057.8001 ou cursos@fundacaofritzmuller.com.br.

Discussion — No responses