Pneu conceitual geraria energia para abastecer carro | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Pneu conceitual geraria energia para abastecer carro

Com a frota de carros elétricos aumentando a cada ano, novas formas de captar e armazenar energia são essenciais para o futuro desse mercado.

Por esse motivo, a Goodyear chamou a atenção nessa semana ao apresentar no Salão de Genebra o projeto de um pneu inteligente chamado BH-03.

A peça ainda não saiu da mesa de projeto, mas se destaca pela proposta de gerar energia elétrica, que seria capaz de abastecer o motor do carro.

Isso aconteceria por meio de um sistema triplo de captação: a superfície preta do pneu absorveria a luz solar enquanto o veículo estivesse estacionado, e o calor gerado pela fricção enquanto ele estivesse em movimento.

Tudo isso por meio do uso de materiais termoelétricos. Por último, a energia produzida pela deformação da superfície do pneu em movimento também seria aproveitada.

A Goodyear não ofereceu detalhes da tecnologia por trás do projeto, muito menos uma data de lançamento.

Mas é interessante observar a grande quantidade de fontes que podem ser utilizadas para se extrair energia, um fator importante quando a autonomia dos veículos elétricos é levada em consideração.

Fonte: Tecnologia – Exame

Discussion — No responses