Emplacamentos de veículos automotores em Santa Catarina tiveram queda de 36,41% em janeiro | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Emplacamentos de veículos automotores em Santa Catarina tiveram queda de 36,41% em janeiro

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo no mês de janeiro de 2022.

Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, considerando todos os segmentos automotivos, encerraram o mês de janeiro, na comparação com dezembro, com queda de 36,41%. Todos os segmentos tiveram resultado negativo em janeiro em relação a dezembro, com exceção do segmento de ônibus.

Quando comparado com janeiro de 2021, o setor como um todo registrou queda de 12,65%.

O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes, e as informações que se seguem são a nível nacional.

Em dezembro de 2021, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas cresceram 9,21% em relação ao mês novembro. Na comparação com dezembro de 2020, o crescimento foi de 17,63%. No acumulado do ano de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 o acréscimo foi de 26,02%.

A frota circulante em Santa Catarina soma, hoje, 5.613.030 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.135.276. ( fonte Detran-SC).

Segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Geral Regional da Fenabrave-SC, as vendas em janeiro costumam ser menores do que as de dezembro. Em linha com o divulgado pela nossa entidade mater, Breitkopf complementa: “A sazonalidade neste ano foi agravada pela ainda persistente falta de componentes para produção de veículos somada ao aumento do contágio das pessoas, pela variante ômicron, bem como pelo maior comprometimento da renda familiar em janeiro em função dos impostos e gastos com matrículas e material escolar.”

  Veja dados de emplacamentos de veículos novos em Santa Catarina para cada segmento automotivo e por região.

 

Fonte: Fenabrave Nacional

Discussion — No responses