Emplacamentos de veículos automotores em Santa Catarina tiveram crescimento de 21,20% em março | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Emplacamentos de veículos automotores em Santa Catarina tiveram crescimento de 21,20% em março

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo no mês de março de 2022.

Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, encerraram o mês de março, na comparação com fevereiro, com acréscimo de 21,20%. Todos os segmentos tiveram resultado positivo, com exceção dos segmentos de Comerciais Leves e Implementos Rodoviários.

Quando comparado com março de 2021, o setor como um todo registrou queda de 9,93%, e no acumulado do primeiro trimestre do ano registrou queda de 10,63% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes, e as informações que se seguem são a nível nacional.

Em fevereiro de 2022, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas cresceu 30,37% em relação ao mês janeiro de 2022. Na comparação com fevereiro de 2021, o crescimento foi de 45,01%. No acumulado do primeiro bimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, o setor experimentou um crescimento de 41,74%

A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 5.639.655 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.144.370. (Fonte: Detran SC).

Segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Geral Regional da Fenabrave-SC, e em linha com o divulgado pela Fenabrave Nacional através do seu presidente Andreta Jr., o desempenho negativo do primeiro trimestre se deve a uma conjugação de fatores. Tivemos no início do ano a variante Ômicron que mais uma vez atrasou a produção de componentes do setor automotivo e na sequência a guerra da Ucrânia que fez elevar o preço do combustível, fazendo com que o consumidor ficasse receoso para a aquisição de veículos novos. Como fator positivo tivemos a redução do IPI para veículos novos, o que deverá reverter este cenário de queda nas vendas.

 

Neste endereço https://fenabravesc.com.br/dados/ , você encontra:

1 – Dados de Mercado de SC – Completo (Vendas totais por segmento, ranking de modelos mais vendidos, ranking das marcas, comparativo entre vendas diretas e vendas varejo e muito mais).

2 – Dados de SC por região.

 

Fonte: Fenabrave-SC

Discussion — No responses