Foram 7.405 participantes e 200 marcas durante os dias 21 e 22 de agosto, ocupando 25 mil m2 dos Pavilhões 1 e 2 do São Paulo Expo. Sem dúvida, o 32º Congresso & ExpoFenabrave movimentou São Paulo. O evento, que representa o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil, contou com autoridades políticas estaduais e municipais, entre outras federais e ligadas a entidades coligadas ao setor, além de empresários e executivos do setor. Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central, já indicado para presidir o BACEN, pelo Presidente Lula, foi um dos 6 palestrantes de destaque.
São Paulo, 29 de agosto de 2024 – Com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Prefeito da capital, Ricardo Nunes, de autoridades federais, entidades congêneres e executivos do setor automotivo, o 32º Congresso & ExpoFenabrave ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto e se confirmou como o maior da América Latina e o segundo maior do mundo em seu segmento.
“O evento ocupou 25 mil metros quadrados do São Paulo Expo, levando informação relevante e atual aos participantes. Também foi uma ótima oportunidade de os Concessionários conhecerem novos fornecedores de produtos e serviços”, afirmou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Segundo ele, no dia 20, a programação foi destinada às reuniões internas, tanto as internacionais, realizadas com a ALADDA e International Round Table, com a participação de todos os membros da América Latina, Europa e Estados Unidos, reunindo entidades da ALADDA, como AAP / Peru, ACARA / Argentina, AEADE / Ecuador, AIDVA / Guatemala, AIVEMA / Costa Rica, AMDA / México, CADAM / Paraguay, Cámara Automotor Boliviana / Bolívia, CAVEM / Chile, NADA / EUA, além da OYDER-AUTOMOTIVE/TURQUIA, ACAP – PORTUGAL e FEDERAUTO – Federazione Italiana / ITÁLIA. Ao todo, contamos com 14 entidades, de 13 países, que formaram as delegações estrangeiras, com 39 participantes.
Também tivemos reuniões com entidades nacionais, incluindo a promovida pela FENACODIV entre os Regionais e SINCODIV´s, assim como entre as Associações de Marcas, suas redes de Concessionárias e executivos de montadoras, que utilizaram o mezanino do São Paulo Expo, antecedendo à Avant Première, que recebeu a todos no início da noite.
Na área educacional, a Universidade FENABRAVE, em parceria com a
FGV IN COMPANY e com a Academia CEO, lançou, neste dia, o MBA Executivo de Gestão para Concessionários, visando a formação dos gestores do futuro. Com público recorde de 7.405 participantes, o evento cresce a cada ano, como destacou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE/FENACODIV em seu pronunciamento de abertura. Segundo ele, por sua capilaridade, os Concessionários de Veículos, que somam mais de 7,8 mil e estão presentes em mais de 1,1 mil municípios, têm muita força para mover o Brasil e podem, ao lado da FENABRAVE, realizar programas que atendem a uma camada da população diferenciada.
“Considerando o crescente envelhecimento da frota circulante no Brasil, e no intuito de antever cenários e realizar um diagnóstico que possa embasar um programa veicular abrangente e permanente, a FENABRAVE promoveu, em Brasília, a Oficina Mobilidade e a Frota Brasileira – Descarbonização, Modernização e Desenvolvimento. Nosso evento deu origem a um relatório (distribuído a todos do evento) que é um verdadeiro diagnóstico, elaborado por 27 entes participantes, entre os quais 9 ministérios, especialistas do poder público, além de acadêmicos e entidades do setor. Juntos, discutimos alternativas de programas que visam a redução da faixa etária da frota circulante em nosso País, hoje com uma média de quase 19 anos, se considerarmos apenas os automóveis. Nosso intuito é retirar, de circulação, os chamados veículos em fim de linha, promovendo escala por meio do aumento das vendas de veículos novos; estimulando a troca de veículos usados por seminovos, e, consequentemente, reduzindo o número de mortes e acidentes, além de acelerar o processo de descarbonização no Brasil. Vale lembrar que, enquanto nos Estados Unidos existem 6 mil recicladoras, no Brasil, temos apenas 60. Acredito que isso passe, necessariamente, pela inspeção veicular, nas concessionárias,e pela reciclagem de veículos, que devem ser estimuladas em nosso País”, declarou Andreta Jr., mencionando que o ano de 2024, embora tenha perspectivas de um aumento acumulado de mais de 16%, ainda estará mais de 30% abaixo dos melhores anos, para a maior parte dos segmentos automotivos, razão pela qual é necessário que todos os setores da cadeia automotiva se mobilizem para que a retomada do mercado aconteça e para que o Concessionário possa ter maior escala e o retorno sobre seu investimento.
O Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que não pôde estar presente à Cerimônia de Abertura do evento, gravou em vídeo sua mensagem: “Este é um setor responsável pela geração de 315 mil empregos diretos e por quase 6% do PIB do Brasil. A FENABRAVE representa um segmento de extrema importância para nossa economia e é considerado uma das prioridades da nossa política industrial. “O Prefeito da Capital Paulista, Ricardo Nunes, comentou sobre os programas de mobilidade que vêm sendo desenvolvidos e sobre a importância das Concessionárias para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. “A FENABRAVE cuida do cliente, do meio ambiente e realiza muitas ações em relação à mobilidade. Este é um setor que, somente em São Paulo, gera 90 mil empregos. E nós temos feito nossa parte pela geração de trabalho e renda, para movimentar o mercado de automóveis. Desejo muito sucesso a todos vocês, para que continuem a promover o desenvolvimento econômico do país”.
O Governador do estado, Tarcísio de Freitas, encerrou a Cerimônia elogiando o trabalho que vem sendo realizado pela FENABRAVE na gestão de Andreta Jr. “Inicio cumprimentando o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., porque ele está sempre pensando nas respostas que o setor automotivo tem a oferecer. Cumprimento também a vocês, concessionários, que estão na ponta da linha, acompanhando um consumidor cada vez mais preocupado com a sustentabilidade. O setor privado está firme, pujante e é por isso que iremos longe. Mas, podemos ir mais longe. Podemos nos tornar referência em mais coisas”, concluiu, dizendo que, além do RENAVE de USADOS, que trouxe mais segurança jurídica e transparência nas transações de veículos, tanto entre empresas quanto Pessoas Físicas, talvez o estado possa rever a alíquota de ICMS, para fomentar mais negócios.
Além das autoridades mencionadas acima, participaram da Cerimônia de Abertura:
1. O Deputado Federal, Arnaldo Jardim, Presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados;
2. O Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos;
3. O Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Capelli;
4. O Secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos;
5. O Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto;
6. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Eunice Prudente;
7. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Margarete Gandini, responsável pelos Programas Federais Rota 2030, Inovar Auto e Programa MOVER;
8. O Diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Almeida Morais;
9. Martin Bresciani, Presidente da ALADDA, Associação Latino-Americana de Distribuidores de Automotores;
10. O Presidente do Sindipeças e neste ato também representando a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Cláudio Sahad;
11. O Presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Márcio de Lima Leite;
12. E o Presidente da ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, Paulo Henrique Lage Noman.
Após a Solenidade, foi aberta, oficialmente, a ExpoFenabrave, e as autoridades visitaram os pavilhões e interagiram com expositores e patrocinadores do evento.
Palestras e Arenas Talks A programação das 6 superpalestras teve a curadoria de Antonio Maciel Neto, ex-CEO da Ford e da CAOA, e as 4 Arenas Talks, distribuídas no espaço da ExpoFenabrave, tiveram conteúdo diversificado, sendo a Arena 4 – Institucional FENABRAVE, e que trouxe novidades, como o Espaço Mulher, além da participação do Presidente da NADA- National Automobile Dealers Association, Gary Gilchrist, que falou sobre a realidade estadunidense dos veículos eletrificados.
Antes de sua palestra, Gabriel Galípolo posou para fotos ao lado do Presidente Andreta Jr., da Diretoria Executiva da FENABRAVE/ FENACODIV, além de consultores e amigos das entidades.
No palco principal, uma das palestras mais comentadas foi a de Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central, já indicado pelo Presidente Lula para ser o novo Presidente do BACEN, no lugar de Campos Neto, e que trouxe o tema “Tendências da Economia”. Em sua fala, que agitou o mercado de ações, Galípolo negou que exista um “guidance” para taxas de juros. Disse, ainda, que “o PIB vem crescendo acima das estimativas, e recordou que o aumento na renda tem resultado em elevado nível de concessão de crédito para compra de automóveis por pessoas físicas”.
Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura, conduziu a palestra “O Poder do Agronegócio – Impacto no Setor de Veículos”, na qual observou que o mundo vê o Brasil como protagonista em aspectos como segurança alimentar e alternativas energéticas. “A FENABRAVE é o meio de campo do agronegócio do Brasil”, afirmou.
Paulo Cardamone, CEO da Bright Consultoria, apresentou “Tendências da Indústria Automobilística: Impactos nas Concessionárias”, onde abordou a mudança de perfil do consumidor, acompanhada de novas oportunidades de negócios. “Nosso futuro será eclético, não elétrico”, disse, referindo-se à matriz energética do Brasil. O consultor também prevê maior presença de seminovos nos negócios, pela margem oferecida.
Outras grandes palestras formaram o evento, como a de Miguel Gularte (CEO da BRF, que explicou sobre o sucesso das marcas em diferentes canais de vendas), Waldemir Cambiucci (Diretor da Microsoft, que apresentou as oportunidades da Inteligência Artificial, na venda de veículos, deixando claro o caminho por onde começar) e, por fim, a conclusão mais esperada do evento, com o painel “O Papel das Concessionárias na Visão das Montadoras”, mediado por Antonio Maciel Neto, que reuniu executivos de montadoras do segmento de automóveis, Airton Cousseau (Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil); de caminhões e ônibus, Alcides Cavalcanti (Diretor Executivo da Volvo Trucks Brasil e Importadores Privados AL); de motocicletas, Marcelo Langrafe (Diretor Comercial e CRM Honda South America Ltda. e Moto Honda da Amazônia); e de máquinas agrícolas, Rodrigo Junqueira (Vice Presidente Massey Ferguson & Gerente Geral AGCO América do Sul).
Nas Arenas Talks, com múltiplos conteúdos e formato de curta duração, destacou-se o painel “Encorajando as Mulheres para a Liderança”, moderado pelas professoras Aline Barbosa e Heloísa Menezes. E houve uma participação, a convite do Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., de Gary Gilchrist, presidente da NADA – National Automobile Dealers Association. Gilchrist apresentou um case de eletrificação norte-americano.
O 32º Congresso & ExpoFenabrave foi organizado pela The Expo & Co., com patrocínio de B3, Banco Honda, C6 Bank, GM Financial, Itaú, Safra Financeira, Santander, Volkswagen Financial Services e Consórcio Yamaha.
Acesse aqui as fotos da cerimônia de abertura do evento: Cerimônia de Abertura 32º Congresso & ExpoFenabrave
Rita Mazzuchini: rita@mcepress.com.br / (11) 98115-4433
Elaine Cancio: elaine@mcepress.com.br/ (11) 99294-2291
Luis Massao: massao@mcepress.com.br / (11) 97619-6042
Mario Curcio: mario@mcepress.com.br / (11) 97466-8897
Renata Lucy: renata@mcepress.com.br / (11) 96299-8628