Certificada primeira Concessionária Sustentável | Fenabrave SC – Regional Fenabrave Santa Catarina

Certificada primeira Concessionária Sustentável

No dia 04 de novembro, foi realizada a entrega do certificado –  Concessionária Sustentável à concessionária Toyoville de Joinville. A Toyoville foi a primeira empresa a conseguir o selo dentro do critério de sustentabilidade da parceria firmada entre a Ambientec e a Fenabrave-SC.

Para falar um pouco desta certificação, convidamos o Gerente de Seminovos, Ivo Scheidt Filho, que gentilmente nos concedeu esta entrevista:

– Quais foram os passos para se conquistar está certificação?

O primeiro passo foi a vontade e a determinação da diretoria da empresa em adequar uma concessionária de veículos aos padrões internacionais de emissão de resíduos, ruídos e de segurança do trabalhador.
Depois veio o desafio de mudar os padrões no descarte dos resíduos e a mudança gradual da cultura do trabalhador, ajudando-o a identificar valores na preservação do meio ambiente, bem como na prevenção de acidentes e melhorias no ambiente do trabalho.
É um trabalho que teve início já há alguns anos, sendo que em 2010 fomos certificados como a Primeira Concessionária de Veículos da Região Norte de SC, com a Certificação Ambiental ISO 14.001.

– Qual a importância que a Concessionária dá para a preservação do meio ambiente?

Historicamente, o mundo vem passando por mudanças, e de tempos em tempos é necessária a realização de alguns ajustes. Muitas vezes a própria natureza protagoniza mudanças, com até algumas radicalizações. No nosso caso, estamos vendo o aumento da temperatura da Terra por conta da forte poluição causada principalmente pelos USA e China. Temos problemas com o desmatamento da Amazônia aqui no Brasil, e que, visivelmente está aumentando os efeitos da seca no Nordeste, e aumentando ano a ano a estiagem no Sudeste. É preciso que mudemos de postura, de hábitos de consumo e de vida para voltar a um equilíbrio. Acreditamos que com pequenas ações no dia a dia e principalmente com responsabilidade, conseguiremos conciliar os operações de venda e reparos de veículos com a preservação da natureza.

– Uma mensagem para outras concessionárias:

Comprometimento! Como se trata de uma mudança de cultura, é indispensável o comprometimento com um novo conceito de trabalho, tanto pela diretoria, quanto pela equipe de profissionais que fazem o dia a dia da concessionária. É um caminho difícil e sem volta, pois uma vez que evoluímos no conceito de responsabilidade com o trabalhador e com a natureza, não há como voltar atrás. O novo cliente sabe valorizar este conceito, e isso faz tudo valer a pena.

 

IMG_0078

Andreia Crescencio ,  Valdecir de Souza e Marcos Barreto

 

ambientec

 Ivo Scheidt Filho, Amarildo Semen, Andreia Crescenio e  Valdecir de Souza

 

Saiba mais como ser reconhecido com o certificado –   Concessionária Sustentável

Você tem segurança e garantia de estar cumprindo com as suas obrigações legais relacionadas a segurança do trabalho e meio ambiente essenciais e estratégicas ao seu negócio?

A Fenabrave SC disponibiliza a seus associados, a partir da parceria com a Ambientec, uma consultoria especializada para diagnosticar as não conformidades que apresentem ameaças a sustentabilidade econômica, ambiental e social do seu negócio.

Da mesma forma que um Consultor Técnico realiza o diagnóstico do veículo para estabelecer a manutenção adequada, a Ambientec aplica o conceito de – DIAGNÓSTICO – no direcionamento eficaz das medidas preventivas e corretivas envolvendo critérios técnicos e legais, a fim de evitar danos e ameaças a seus trabalhadores, patrimônio e a sua marca.

 

A consultoria consiste em:

 

  • Reunião prévia de início dos trabalhos;
  • Análise documental;
  • Inspeção das instalações;
  • Identificação da legislação aplicável;
  • Tabulação dos resultados; e
  • Apresentação final através de reunião técnica.

 

Resultados obtidos:

 

  • Diagnóstico detalhado do atendimento legal relacionado a segurança do trabalho, instalações físicas, emergência, e-social* e meio ambiente.

 

*E-Social: Análise dos documentos, programas e sistemas de gestão que impactam no lançamento das informações, sendo: Insalubridade, EPI´s, Periculosidade, Ergonomia e Riscos de Acidentes.

 

  • Plano de Ação detalhado com as medidas mitigadoras necessárias as não conformidades identificadas.
  • Reconhecimento através do Selo Concessionária Sustentável para empresas que atenderem os critérios técnicos e legais que validam os princípios da Sustentabilidade.

 

Nota 01: O diagnóstico além de atender critérios técnicos e legais identifica e direciona as condicionantes para obtenção da licença ambiental.

 

Nota 02: As demais necessidades identificadas poderão ser contratadas mediante orçamento complementar com valores diferenciados para associados da Fenabrave/SC

 

Conheça os planos para associados Fenabrave/SC

 

Contate :

Ambientec: bruno.passos@ambientec.com

 

Discussion — No responses